1 de jun. de 2016

A POLÊMICA DA NOVA LOGOMARCA DA AD NO ESTADO DE ALAGOAS

Após a publicação da nova logo marca da Assembleia de Deus no Estado de Alagoas houve muita discussão acerca de diversos pontos não esclarecidos na sua divulgação, relacionados ao uso das cores que remontam a outra igreja pentecostal tradicional, a questão jurídica do uso de elementos já usados pela Igreja de Roma e, em especial, do cristograma conhecido por chi rho (pronuncia-se quirô).

Do ponto de vista gráfico, apesar de conter um elemento subjetivo na avaliação, por incrível que pareça, a maioria das pessoas gostou. Isso é raro no meio protestante. 

Argumento jurídico

No que tange ao campo jurídico, creio que não haverá muita dificuldade, pois ninguém pode alegar uma violação ao direito de uso de um símbolo devido ao domínio público de qualquer símbolo ou obra antiga. Pelo que foi divulgado, a nova logo já está registrada e goza de proteção de direitos autorais.

Semelhança com as cores da logomarca da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ)

Sobre o uso das cores que lembram a IEQ, não vejo maiores dificuldades, a citada igreja é uma instituição bíblica com objetivos afins ao da Assembleia de Deus. Além do mais é uma igreja história que tem a sua doutrina baseada em um sermão pregado em 1922 na Califórnia por sua fundadora, Aimee Semple McPherson, quando falava sobre a visão de Ezequiel 1.1-28, foi inspirada a denominar o seu ministério como Quadrangular. Que significa exatamente a sinopse na mensagem do evangelho pleno: Jesus salva, cura, batiza e voltará. A salvação simbolizada pela cruz (Cl 1.20) e pela cor escarlate (vermelha), o poder curador (ou curativo) simbolizado pelo cálice (1 Co 10.16) e pela cor azul-claro, o Espírito Santo simbolizado pela pomba (Mt 3.16; Jo 1.32-33) e pela cor ouro (amarelo); finalmente, a volta de Jesus é simbolizada pela coroa (Ap 14.14 – 19.12) e pela cor púrpura (roxa). Logo, no meu sentir é uma honra ser comparado à briosa Igreja Quadrangular.

Chi rho

Porém, de todas as discussões, a mais acalorada é sobre o uso do chi rho. Os que são contra alegam, resumidamente, que o símbolo já foi usado por escribas pagãos e que é um elemento até hoje usado pela Igreja de Roma. Os que são favoráveis alegam que o cristograma é um símbolo usado desde os primórdios da igreja cristã.

Levando em consideração que todas as assertivas acima são verdadeiras, ou seja, que um símbolo usado pela igreja primitiva, mas que posteriormente foi incorporado por grupos pagãos e que até hoje é usado pela Igreja de Roma entendemos o seguinte.

Primeiro temos que notar que é impossível impedir que pessoas ou instituições pagãs usem símbolos cristãos. Têm movimentos e grupos de diversas ideologias que usam elementos cristãos como símbolo, por exemplo, o arco íris que é símbolo da aliança de Deus com os homens sendo usado por movimentos ligados aos homossexuais. Como dizia Agostinho, o diabo é o macaco imitador de Deus (simius imitatio dei). Tudo que Deus criou o maligno tenta imitar para deturpar.

Vinculação com a Igreja Católica Ortodoxa Romana (ICOR)

Acerca da vinculação ao catolicismo ou ecumenismo velado, apesar de haver uma distância no pragmatismo da ICOR com os protestantes, doutrinariamente, há pontos de convergência, pois pertencemos ao mesmo ramo comum: o cristianismo. Temos que aprender que eles não são nossos irmãos, tão pouco nossos inimigos, mas são nossos primos distantes.

Isso é só um pouco preocupante do ponto de vista pragmático (ortopraxia). Indubitavelmente, a cruz é um símbolo bíblico, mas se passássemos a usá-la nem nossas fachadas e documentos isso causaria uma confusão mental nos crentes protestantes, em especial na cabeça dos mais leigos, pois ao entrar no templo e ver um símbolo que, historicamente, remonta a Igreja Católica Romana, especialmente no Brasil, causaria estranheza. O que não ocorre com as igrejas protestantes europeias ou americanas. Mas no que diz respeito ao chi rho, não há sua vinculação com a ICOR no Brasil.

Em ambos os casos (cruz e chi rho), o desconforto no uso de simbologia para os mais leigos, não usual no pentecostalismo clássico, seria combatido com instrução bíblica. Algo que o apóstolo Paulo, já recomendara a Igreja de Deus em Tessalônica: Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes […](1 Ts 4.13). Afinal de contas, não há como desenvolver uma logo sem aderir uma simbologia.

Análise teológica da logomarca antiga

Argumentos a favor ou contra a nova logomarca encontraremos diversos. Isso é mais uma questão de postura e gosto pessoal, pois se analisarmos teologicamente, talvez a antiga logo seja bem mais polêmica, quem sabe herética.

Um amigo fez uma ressalva interessantíssima, baseado em diversos estudos, a logomarca antiga pode violar o segundo mandamento da lei de Deus. Observemos o que diz Êxodo 20. 4-5:
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem [original sem negrito].
Observemos, em primeiro lugar, que Deus proíbe não só o culto (não te encurvarás) tal como a confecção (não farás), de imagem de escultura (pintura ou escultura). Essa simples interpretação gramatical resolveria, mas se quisermos aprofundar, interpretaríamos sistematicamente com o texto de Ezequiel 8.8-13 e veríamos que pintura (qualquer representação gráfica) é abominação ao Senhor. Mas o que não se pode representar? Qualquer coisa que esteja nos céus (Deus, anjos, demônios, aves, etc), na terra (répteis, pessoas, insetos, etc) e águas debaixo da terra (qualquer ser vivo dos lençóis freáticos). Assim, a logomarca antiga, por conter a representação de uma pombinha, ela não seria nada teológica: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus (Êx 20.4a)

Conclusões

Diante do que foi dito, entendemos que não há problema que o pastor presidente (ou bispo) de qualquer ministério adote uma logomarca para manifestar quais princípios irão nortear o seu pastoreado, respeitando a simbologia bíblica e histórica do cristianismo.

Durante o discurso de posse do pastor José Antônio dos Santos, ele afirmou que desejava desenvolver o ministério presidencial marcado por três coisas, que eram a unção, a união e a alegria. Por isso, pensou na simbologia da pombinha para norteá-lo durante todo seu ministério.

No dia em que foi empossado, o Reverendo José Orisvaldo Nunes de Lima, novo presidente, prometeu cuidar do povo de Deus e manter a defesa da sã doutrina, e, na ótica da sua simbologia, restaurar a visão cristocêntrica do Evangelho, simbolizado pelo chi rho, pelo alfa e ômega e pelo peixe, sem se esquecer do avivamento, simbolizado pela chama em forma de peixe. 

Por fim, entendemos que se deveria implementar paulatinamente a nova logomarca, como parece estar sendo feito: primeiro, para dialogar um pouco mais com a igreja (o que está acontecendo espontaneamente nas redes sociais). Além do mais, confessamos que gostaríamos muito de ver um movimento para uniformização da identidade visual da Assembleia de Deus no Estado de Alagoas, das fachadas de todos os prédios, pela plotagem de todos os veículos oficiais, passando pelas bíblias, canetas, ofícios, etc.


Símbolo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado de Alagoas


13 comentários:

Unknown disse...

Bem que este dinheiro investido pra mudar fachadas poderia ser usado pra alimentar diversas familias crentes e não crentes que perece sem o alimento...como pode ser atibiblico a pomba se a bíblia fala que o espirito santo desceu em forma de pomba ,logo que Jesus foi batizado por Joao Batista?!

Unknown disse...

Inacreditável. Que vão investir tanto dinheiro em logomarca .com tanta gente precisando de comida roupa .medicamentos etc.. Os cães gulosos não se importam em amar o próximo.

Unknown disse...

Olha quem teve essa ideia de mudar o simbolo das Assembleias de Deus nao está realmente convertido. A pomba simboliza o Espirito Santo. Nao tem nd haver com imagem de escultura. Agora esse novo símbolo é ridículo. Realmente o dinheiro q gastaram nesse símbolo sem previsão tinham feito serviços sociais. N tinha necessidade de fazer pq o símbolo antigo era mt bonito.
ENFIM RIDÍCULO ESSE NOVO SÍMBOLO.

Unknown disse...

Olha como o povo por aqui esta bom, preocupado com os famintos, até parece que dá uma esmola a um cego !!! Critica que desconstrutiva não edifica

Anônimo disse...

Muita é sua hipocrisia se você falar e não fizer!
Criticar e não fazer além de ser um ato repugnante é imoral!
Se sente que tem famílias precisando vá e auxilieas. A igreja está investindo nna logo porque sem buscar somos criticada e apedrejada,e muitas outras igrejas de objetivos duvidosos estão usando nossa logo, para que não sejamos alvo de crítica sendo inocente estamos fechando está brecha!

Anônimo disse...

Leia o texto novamente!
E busque entendimento!
Nãoe
Era só o símbolo estavam usando o nome e a logo da AD com doutrinas duvidosas para que não pagassemos pelos erros de outros mudamos e protejemoa nosso símbolo!
Não julgue e não serás julgado

Maecilio S. Da Silva disse...

Vamos conhecer melhor o novo logomarca das assembleias de Deus em Alagoas. Quando se referimos à símbolos exige maior atenção e conhecimento sobre eles.

O novo logomarca das assembleias de Deus em Alagoas é formado pela junção de dois símbolos, vamos conhecê-los melhor.

1º Vamos começar pelo símbolo alpha que é o que forma a parte externa do logomarca, Alpha é a primeira letra do alfabeto grego que está associada ao início, ligada a Deus, que é considerado o Alfa e o ômega, começo e fim,mas também era conhecido como sinal secreto da fé cristã.

2º Vamos conhecer agora melhor o símbolo interno da parte interna do novo logomarca assembleiano de Alagoas, que é conhecido por Cruz, monograma, lábaro e Chi-rho pronuncia"qui-rô" esse é formado por suas letras iniciais grega da palavra Cristo "P+X",as esse símbolo também expressão variação, então vamos ao mestres Aurélio agora

Variação sf ato ou efeito de variar(-se), variedade

variar v.t.d. tornar vários ou diversos, diversificar,alternar,revezar,mudar, sofrer mudanças, mudar de direção, delirar ou enlouquecer.

agora vamos conhecer o verdadeiro sentido lógico que está oculto:

A palavra de Deus é absoluta, imutável, infalível indiscutível, das mesma forma o evangelho que forma o evangelho que forma o novo testamento que é também a palavra de Deus, não muda, não se revoga, não sofre mudanças etc...

esse símbolo que forma o novo logomarca das assembleias de Deus em Alagoas, expressa um evangelho falho, que sofre mudanças, distorção, um evangelho que não não mostra a veracidade da palavra de Deus.

isso basta para entendermos o quão frágil é esse símbolo.

Fontes: o Grande livros dos signos e símbolos autor, Mark O'Connell e Raje Airey
dicionário Aurélio e conhecimento pessoais.

obrigado a todos, espero que entendam o verdadeiro sentido do novo logomarca das assembleias de Deus em Alagoas.

Maecilio S. Da Silva disse...

Vamos conhecer melhor o novo logomarca das assembleias de Deus em Alagoas. Quando se referimos à símbolos exige maior atenção e conhecimento sobre eles.

O novo logomarca das assembleias de Deus em Alagoas é formado pela junção de dois símbolos, vamos conhecê-los melhor.

1º Vamos começar pelo símbolo alpha que é o que forma a parte externa do logomarca, Alpha é a primeira letra do alfabeto grego que está associada ao início, ligada a Deus, que é considerado o Alfa e o ômega, começo e fim,mas também era conhecido como sinal secreto da fé cristã.

2º Vamos conhecer agora melhor o símbolo interno da parte interna do novo logomarca assembleiano de Alagoas, que é conhecido por Cruz, monograma, lábaro e Chi-rho pronuncia"qui-rô" esse é formado por suas letras iniciais grega da palavra Cristo "P+X",as esse símbolo também expressão variação, então vamos ao mestres Aurélio agora

Variação sf ato ou efeito de variar(-se), variedade

variar v.t.d. tornar vários ou diversos, diversificar,alternar,revezar,mudar, sofrer mudanças, mudar de direção, delirar ou enlouquecer.

agora vamos conhecer o verdadeiro sentido lógico que está oculto:

A palavra de Deus é absoluta, imutável, infalível indiscutível, das mesma forma o evangelho que forma o evangelho que forma o novo testamento que é também a palavra de Deus, não muda, não se revoga, não sofre mudanças etc...

esse símbolo que forma o novo logomarca das assembleias de Deus em Alagoas, expressa um evangelho falho, que sofre mudanças, distorção, um evangelho que não não mostra a veracidade da palavra de Deus.

isso basta para entendermos o quão frágil é esse símbolo.

Fontes: o Grande livros dos signos e símbolos autor, Mark O'Connell e Raje Airey
dicionário Aurélio e conhecimento pessoais.

obrigado a todos, espero que entendam o verdadeiro sentido do logomarca

Unknown disse...

amor de muitos enftriaranh

Unknown disse...

Deus abençoe nossos líderes

mumbaça disse...

Kkkkkkkk
Quando joao disse e conhecerei a verdade e a verdade vós libertarar ele se referia a jesus porque ele e a verdade nao ao conhecimento muitos cristao tiveram a oportunidade de conhecer o verdadeiro evangelio genuino e mesmo assim hoje nao ta liberto ao ouvir algumas teoria de lideres da nova ordem e teologo que so entende de fato historico que do espiritual nada sabe nunca vao entender a jesus por teologia biblia sem santo espirito de Deus e um livro normal.
Uma igreja onde os passados deram a vida pra hoje ta assim quem tem ouvido ouça o que o espito disse a igreja.
Esse simbolo e mas antigo que o proprio cristianismo so bastar pesquisar que vai ver de onde veio ate o rei do egito ja usou em sua moeda cerca de 240 anos antes de cristo isso veio do paganismo futuramento o imperador constatino outro pagao colocou na igreja universal a igreja catolica igreja foi juntado todos tipos de crenças porque ele adorava o senhor desse simbolo que nunca foi o da biblia.
O que hoje e muitos lideres da ordem e oitros frouxo que aceita tudo pra nao perder a mamanta

Unknown disse...

Realmente não vejo associação algum no fato de a pomba ser usada ou vista como idolatria como faz referência o texto citado, se há uma necessidade de mudanças e reformas isso é fato até porque essa foi a base de Lutero quando gerenciou ousadamente a primeira reforma protestante, no entanto requer hj todo um investimento que não poderia deixar de ser viável pelo padrão milenar e avivador das Assembléias, amo esse mistério sou assembleista e luto para que permaneça vivo e ativo sendo q sejam sempre valorizadas as bases bíblicas do Cristianismo judeo por intermédio de Jesus Cristo sou muito fã e feliz com a igreja de Cristo apesar de seus contras e pós é a Igreja que deve fazer a diferença nesses últimos dias com comunicação e autoridade as demais meu muito agrado por todas que fazem concerteza um envolto de familiaridade e demais autoridades que prezem por amor santidade e fé em Cristo por Cristo e para Cristo Jesus!

Anônimo disse...

Leio os comentários e o que sinto é pena. Comentários feito por pessoas, no mínimo idiotas e que não conhecem os feitos da igreja citada. Não sou evangélico, mas tenho que defender, pois em meio a pandemia, a igreja que bateu na minha porta e me ajudou com comida e outros suprimentos, foi essa. Esse bando de idiota, talvez nunca ajudou ninguém e por ter perdido a mamata, tá falando besteira e mentira. E esse desenho novo ficou lindo!

Sobre este blog

Aqui você encontrará notas, opiniões, pensamentos, biografias e algo mais sobre teologia pentecostal e assuntos atuais.