24 de jul. de 2023

CLARITA, A MENINA MORDIDA POR DEMÔNIOS

 
Lestes Sumrall impondo às mãos em Clarita

Lester Sumrall (1913-1996) foi um proeminente pastor, evangelista e missionário pentecostal norte-americano. Ele fundou a LeSEA Broadcasting e ficou conhecido por seus esforços ministeriais globais, incluindo inúmeras viagens missionárias ao exterior. Sumrall escreveu mais de 130 livros e pregou em mais de 110 países. Seu trabalho impactante deixou um legado duradouro na comunidade cristã.


Em uma dessas viagens foi compungido pelo Espírito Santo para ir a capital das Filipinas, Manila. Assim que chegaram, Lester e Louise, sua esposa, receberam uma milagrosa provisão para comprar a terra e o hangar aeronáutico em terras filipinas, mas nessa provisão houve burocracia e ineficiência das autoridades da cidade, o que impossibilitava a obtenção das licenças de construção necessárias. Então, na mais estranha das circunstâncias, o Senhor escancarou a porta para a cidade de Manila.


O nome de Clarita Villanueva, uma garota de dezoito anos de idade, tornou-se, de repente, o mais conhecido em toda Manila. Programas de rádio por toda a cidade relataram a história horrível de uma jovem que fora presa por vadiagem. Ela estava trancada na Prisão Bilibid e gritava por acreditar que dois monstros invisíveis a mordiam o dia todo.


Para espanto dos policiais, guardas e médicos da prisão, havia, de fato, marcas de mordida em sua pele, com vergões vermelhos e sangramento, todas as vezes em que ela gritava. Mais de vinte e cinco pessoas, incluindo um capelão católico da prisão, disseram ter visto evidências de que ela havia sido mordida por seres invisíveis.


Entre lágrimas, Clarita descreveu as criaturas, dizendo: “Um alto, com a aparência de mau, escuro e vestido de preto; e o outro, baixo e angelical, com cabelo branco como a neve. Este último foi o que mais mordeu.”


Lester estava ouvindo um daqueles programas de rádio quando soube da horrível tortura da menina que gritava ao ser mordida por seres invisíveis. Muito afetado, ele se virou para Louise e gritou: “A menina não está doente e os médicos são impotentes contra tal inimigo. Seu grito é o grito do condenado; essa menina está possuída por demônios.”

Clarita e Lester Sumrall


Lester não conseguiu dormir na noite em que ouviu a transmissão de rádio. Ele orou continuamente para que o Senhor livrasse Clarita daquele tormento. 


Durante aquele tempo de oração, ele sentiu uma profunda convicção de que deveria visitar Clarita na prisão. Movido por um senso de propósito e determinação, Lester foi até as autoridades da prisão e explicou sua intenção de ajudar a jovem.


Apesar do ceticismo inicial, ele conseguiu permissão para se encontrar com Clarita. Ao vê-la, Lester ficou chocado com o estado dela. Ela estava pálida, cheia de medo e exausta pelo tormento contínuo. Determinado a ajudar, Lester começou a conversar com Clarita, oferecendo palavras de conforto e encorajamento.


Ele explicou que acreditava na existência de forças espirituais além do nosso entendimento e que estava lá para ajudá-la a lutar contra os demônios que a atormentavam. Juntos, eles começaram a orar fervorosamente, clamando pela proteção divina e pela libertação de Clarita.


Enquanto oravam, Lester sentiu uma presença poderosa e uma paz indescritível encherem a sala. No meio da oração, Clarita começou a tremer violentamente e a gritar. Lester, confiante na proteção divina, permaneceu firme e continuou orando com ainda mais fervor.


De repente, Clarita parou de tremer e soltou um suspiro profundo. Seu rosto, antes pálido e atormentado, se iluminou com uma expressão de alívio. Ela olhou para Lester com gratidão e disse: “Eles se foram. Os demônios se foram!


Aquela experiência foi um ponto de virada na vida de Clarita. Ela se recuperou completamente e nunca mais experimentou a mordida dos demônios invisíveis. A história de sua libertação se espalhou pela cidade, trazendo esperança e fé para muitos que ouviram falar do milagre.


Duas curiosidades é que um dos netos dos Sumrall atualmente é pastor da igreja fundada no terreno adquirido em Manila e a segunda é que esse fato gerou muitas produções cinematográficas. A  mais recente é uma produção filipina chamada “Clarita” de 2019. 


Filme inspirado em Clarita

A história de Clarita e sua libertação dos demônios invisíveis se tornou uma inspiração para muitos, mostrando que, mesmo nas circunstâncias mais sombrias, a fé e na presença divina podem trazer cura e libertação.

Referências: Generais de Deus. Ministérios  de Cura

22 de jul. de 2023

TERAPEUTA CRISTÃ EXPLICA O QUE A FEZ DESISTIR DE VER O FILME BARBIE



Um vídeo foi gravado pela terapeuta cristã Nakata Neri, elucidando as razões que a levaram a desistir de assistir ao filme Barbie, cuja estreia está marcada para esta quinta-feira (20) em diversas nações.


Atualmente residente nos Estados Unidos, foi por seu marido que Nakata foi advertida sobre a natureza do longa metragem que planejava assistir com suas amigas, revelando que este não era classificado como de livre indicação.


A suposição inicial de que se tratava de um lançamento voltado ao público infantil levou a terapeuta a buscar compreender o motivo pelo qual o filme não é recomendado para todas as idades. Nessa busca, ela se deparou com a avaliação do MovieGuide, um portal de cultura cristão e conservador, que não recomenda o filme. Para Nakata, o choque veio ao descobrir a presença de uma atriz transgênero que, segundo ela, fomenta a ideia de "viver sua vida e estar em seu corpo do seu jeito, em seus próprios termos". Esta declaração pertence à atriz Hari Nef, intérprete da Barbie Médica no filme. De acordo com o MovieGuide, o longa promove narrativas de personagens lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Em suas palavras, Nakata concluiu percebendo uma popularização do comportamento homoafetivo e transgênero.


Fonte: Portal Novo Norte

21 de jul. de 2023

LIÇÃO BÍBLICA DA EBD SOBRE O ENSINO PROGRESSISTA VIRA ALVO DE ATAQUES



A Igreja Assembleia de Deus, precisamente a sua Casa Publicadora (CPAD), voltou a ser alvo de ataques devido a uma lição da Escola Bíblica Dominical (EBD) sobre “o perigo do ensino progressista” no meio cristão. O conteúdo que aborda temas como o feminismo, agenda LGBT+ e aborto foi criticado por figuras lidadas à esquerda religiosa. 

Um dos líderes da denominação, o pastor Geremias Couto fez alguns comentários em resposta aos ataques, expondo trechos da lição bíblica número 3° de 16 de julho, onde é possível observar um destaque com o título “verdade prática”. “Os ensinos progressistas buscam desconstruir a fé cristã por dentro e afastar as pessoas do verdadeiro cristianismo bíblico, tornando-as meras militantes de causas sociais”, diz o destaque da lição, cujo comentário impresso é feito pelo pastor Douglas Baptista. 

Geremias Couto frisou que a lição bíblica sobre o perigo do ensino progressista trata de questões contemporâneas, sendo pertinente para o momento atual, onde o liberalismo teológico tem causado estragos em algumas igrejas, capitaneado por líderes apóstatas. “A lição deste domingo deixou os progressistas infiltrados no meio assembleiano e pentecostal ‘possessos’. Gritaram nas redes sociais. Que bom! Estão sendo expostos. Mas a imensa maioria recebeu com aprovação e aplausos! Incluo-me”, comentou Geremias. O pastor também defendeu que os temas abordados na lição bíblica 3° da CPAD, nesta edição, sejam levados ao púlpito, a fim de que também sejam ensinados nos cultos de doutrina. Ele pediu para que “os pastores ampliem o ensino das lições para os cultos de ensino. A igreja precisa estar atenta qual atalaia.” 

Outro ataque

Não é a primeira vez em que uma lição bíblica da CPAD é alvo de ataques. Em outro caso, um conteúdo intitulado “O cristão e os desafios do nosso tempo”, precisamente a lição de número 12, foi acusado de promover “discurso de ódio” por expor os perigos do feminismo e outros temas ligados à esquerda político-ideológica. A lição apontou, por exemplo, que o feminismo “representa uma das maiores armadilhas do mundo contemporâneo, levando a sociedade a um nível de depravação e perdição inimaginável.”

Fonte: Notícias Gospel

20 de jul. de 2023

O HINO QUE EMBALOU O AVIVAMENTO DA RUA AZUSA

Frank Bottome

Sabemos que a chave para todo avivamento é a palavra de Deus, mas também é manifesto que o santo Deus habita entre louvores (Sl 22.3). Não há quem não tenha sido levado às lágrimas pela letra e a melodia de um hino específico. Podemos citar, por exemplo, o hino “Eu Navegarei”, que se tornou um clássico no meio pentecostal. 

No segundo livro dos Reis de Israel (2 Rs 3), nos chama a atenção a confederação de Reis que iriam morrer de sede no deserto de Edom após sete dias de marcha. Foi então que o Rei Josafá foi usado para indagar se não havia algum profeta naquelas cercanias para que fosse consultado e apontasse um caminho para a situação crítica. A resposta positiva veio por meio de um conselheiro do Rei Jorão que falou sobre o profeta Eliseu, filho de Safate (2 Rs 3.11). Mas, quando Eliseu olhou para o Rei de Israel (Jorão) ele ficou furioso porque ele era descendente do rei idólatra Acabe. O profeta só decidiu ajudar por respeito ao Rei Josafá. Mesmo com o coração endurecido, ele pediu que trouxessem um tangedor. Enquanto o harpista estava tocando, o poder de Deus veio sobre Eliseu e ele profetizou de forma gloriosa (2 Rs 3.15). 

No segundo testamento, no Evangelho escrito por João, nós lemos a declaração do próprio Jesus acerca do que move o coração do pai é a adoração em espírito e em verdade (Jo 4.23). 

Enfim, durante o período de avivamento da Rua Azusa, em Los Angeles, que durou de 1906 a 1909, houve um abundante derramar do Espírito Santo de Deus manifesto no exercício de dons espirituais, com inúmeros relatos de curas instantâneas, batismos no Espírito Santo e profecias. 

O escritor Silas Daniel, no livro “A história dos hinos que amamos”, relata que “a maioria dos hinos cantados vinha da tradição do Movimento da Santidade e que a ‘canção tema da Missão [da Fé Apostólica] era o hino The Comforter Has Come, de Frank Bottome”. Relata ainda que esse hino era um dos favoritos do pastor William Seymour e dos irmãos em Azusa. Frank Bottome foi pastor metodista que fez a letra do hino. A melodia, igualmente bela, foi composta pelo músico também metodista William Kirkpatrick. Em 1941, esse hino ganhou uma versão do pastor Paulo Leivas Macalão no hinário pentecostal assembleiano e passou a se chamar “O Bom Consolador”, que é o número 100. Abaixo seguem os vídeos com a versão original inglesa e a brasileira:

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